MODELOS DE CONTRATAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES NA LICITAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Profº. ANDRÉ PACHIONI BAETA

APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO

Os reduzidos índices de crescimento econômico dos últimos anos resultaram em expressiva redução dos investimentos em infraestrutura, os quais já ocorriam bem aquém de níveis satisfatórios para simplesmente repor a depreciação de ativos ou para assegurar a adequada manutenção das operações existentes.

O ambiente é especialmente desafiador, visto que o quadro de restrição fiscal ainda vai perdurar por vários anos. Some-se ao fato de que não só novos investimentos devem ser realizados como deve ser promovida urgente recuperação e manutenção de significativa parcela da infraestrutura brasileira, implantada nas décadas de 60 e 70, cuja vida útil está se exaurindo.

Estima-se que cerca de 75% do custo total de propriedade refiram-se aos dispêndios com manutenção, conservação e operação dos empreendimentos, sendo os 25% dos gastos restantes relacionados com a elaboração de projetos e a construção propriamente dita. Ou seja, em termos de relevância da despesa pública, a manutenção dos bens públicos existentes consome volume de recursos consideravelmente superior aos dispendidos nos novos investimentos.

Do ponto de vista do cidadão e do usuário da obra pública, é a adequada a gestão do empreendimento que assegurará a maximização do usufruto pela sociedade. Os investimentos na construção de hospitais não produzirão os resultados almejados se os equipamentos e instalações não se encontrarem em estado adequado de manutenção. As vias existentes não permitirão condições adequadas de trafegabilidade sem conservação rotineira e eficiente.

Dessa forma, a presente capacitação objetiva apresentar os aspectos técnicos e jurídicos envolvidos na contratação de serviços de manutenção predial pela Administração Pública, afinal, de pouco adianta executar novos empreendimentos para melhorar a qualidade de vida do cidadão, se aqueles existentes se encontram deteriorados ou em funcionamento inadequado.

No treinamento, o participante terá a oportunidade de conhecer questões polêmicas e atuais sobre os principais métodos de contratação e aspectos relevantes na licitação de manutenção e conservação de obras públicas. Será avaliado o pagamento dos serviços por posto de trabalho ou por demanda de serviços.

Além disso será abordada a viabilidade da contratação de manutenção predial mediante o uso do sistema de registro de preços, bem como o uso de Acordos de Nível de Serviço ou Instrumentos de Medição por Resultado na Manutenção Predial.

PÚBLICO-ALVO

– Profissionais que atuam no setor público e na iniciativa privada na área de manutenção.
– Gestores e fiscais de contratos;
– Servidores encarregados da licitação, contratação, recebimento dos serviços;
– Membros de comissões de licitação;
– Procuradores;
– Pregoeiros;
– Comissões de apoio ao pregoeiro;
– Gerentes de contratos de manutenção e conservação;
– Projetistas e empresas de engenharia consultiva;
– Advogados;
– Engenheiros;
– Arquitetos;
– Construtores;
– Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo;
– Gestores públicos em geral;
– Peritos judiciais;
– Orçamentistas;
– Concessionárias de serviços públicos;
– Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura.

• Carga Horária de 5 horas
• Material Didático Exclusivo On-Line
• Acessível 24 horas por dia
• Aulas em vídeo HD

• 100% online
• Flexibilidade
• Mais tempo livre
• Economia

CONTEÚDO DO TREINAMENTO

Conteúdo

O dilema entre a priorização de novos investimentos e a necessidade de manter os ativos existentes
Quantificação e precificação dos serviços
Modelos de contratação de manutenção predial
Pagamento por posto ou por demanda.
Outsourcing e contratos DBOM como alternativa a contratos de manutenção.
A possibilidade de a Administração Pública licitar oferecendo bens usados como parte do pagamento e as implicações desse modelo na contratação dos serviços de manutenção
Contratação de facilities
Utilização do critério de julgamento e de pagamento adotando desconto linear sobre determinada tabela de preços.
Subtipos de licitação pelo maior desconto e modelagens possíveis
Acordos de níveis de serviço (ou instrumento de medição por resultado)
O uso do BIM na manutenção predial
Uso do Sistema de Registro de Preços para contratação de serviços de manutenção
Critérios de pagamento e regimes de execução contratual indicados para alguns serviços de manutenção e conservação
Sistemas de ordens de serviço
Manutenção ou Reforma? Cuidados para evitar a fuga ao objeto licitado
Disposições da IN 5/2017

ANDRÉ PACHIONI BAETA

O Professor André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU. É autor dos livros “Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas” e “Regime Diferenciado de Contratações Públicas – Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicados pela Editora Pini, e coautor do livro “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance”, editado pela Editora Juspodivm. Também é conferencista em diversos eventos e instrutor da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Conselho Nacional de Justiça, do Ministério das Cidades, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU e de outras empresas, onde ministra cursos sobre RDC, licitação e fiscalização de contratos, auditoria e orçamentação de obras públicas. Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – Ibraop para os biênios 2013/2014 e 2015/2016. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).

INVESTIMENTO

R$ 399,00

– Preço válido para apenas 01 (um) acesso. Para mais de um acesso solicite sua proposta personalizada.

– Fale com nossos consultores.